Dores nas costas são bastante desagradáveis e podem prejudicar nossa qualidade de vida.
Muitas vezes, essas dores podem ser causadas ou agravadas pela execução de exercícios físicos de forma errada ou excessiva.
Apesar de, na maioria dos casos, atividades físicas regulares serem benéficas para a saúde e para amenizar ou prevenir as dores nas costas, existem alguns exercícios que podem ser prejudiciais para quem tem problemas na coluna. Vamos citar os principais:
- Exercícios de alto impacto : por exemplo corridas e aulas que envolvam muitos pulos. Estes exercícios devem ser evitados, pois o impacto excessivo pode piorar os problemas já existentes de coluna ou causar novos problemas.
- Exercícios aeróbicos prolongados : exercícios prolongados podem gerar problemas associados ao estresse dos músculos e ossos devido ao excesso de movimentos repetidos.
- Exercícios que envolvem rotação do tronco e pescoço : por exemplo, quando jogamos tênis, giramos nosso tronco com força e velocidade e podemos danificar estruturas das costas. Estes exercícios podem ser benéficos para quem não tem problemas preexistentes na região, mas para aqueles que já sofrem com alguma doença nas costas o ideal será evitá-los ou trabalhar bastante com a educador físico para manter-se competitivo e não ter lesão.
Como falamos, os exercícios podem sim ser benéficos para a região das costas, mas será essencial consultar profissionais especializados que indicarão quais são as melhores atividades físicas ou o melhor preparo para as atividades que você quer realizar.
Dr. Fernando Sanchez
Ortopedista Especialista em Coluna em São Paulo
- Médico pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP);
- Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FM-USP;
- Médico Preceptor dos Residentes do IOT-HCFMUSP e da Graduação da FM-USP;
- Médico Contratado Hospital Israelita Albert Einstein;